Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 12 de maio de 2014

FISL encerra com um legado de conhecimento e muitos desafios pela frente

10 De Maio De 2014, Por Paulo Santana

Consagrado como um dos maiores eventos de Software Livre do mundo, o Fórum Internacional Software Livre (FISL) encerrou sua 15ª edição neste sábado (10/05). Nos quatro dias de evento, que iniciou na quarta-feira (07/05), 6.017 pessoas participaram de diferentes palestras e oficinas.
O evento mostrou que a tecnologia baseada em compartilhamento de conhecimento pode estar à serviço da cidadania, seja através de software, hardwares, redes, internet, educação, energia e cultura digital.
Segundo balanço da organização do FISL foram 388 palestras que totalizaram 508 horas. O coordenador geral do FISL15, Ricardo Fritsch destacou a grande participação de público e a alta qualidade das palestras e painéis apresentados.
- O que todos queremos é a tecnologia que liberta, ou seja, meios que nos permitem compartilhar, viver e exercer a cidadania de forma colaborativa na qual todos saem ganhando - afirmou.
O destaque na participação internacional ficou por conta dos Estados Unidos com 21 presentes. A segunda maior representação de fora do país foi o Uruguai com 16, seguido de Argentina com 9 e México com 8. O evento teve ainda participações de França, Canada, Alemanha, Paraguai, Venezuela, Holanda , Suíça, Bélgica, Dinamarca, Equador, Índia, Itália, Peru, Portugal, Rússia e Reino Unido.
Dentro do Brasil, o maior número de visitantes foi do Rio Grande do Sul (1909) seguido de Santa Catarina (646), Paraná (185), Distrito Federal (129), Rio de Janeiro (129), São Paulo (116), Bahia (69), Espirito Santo (67), Rio Grande do Norte (45) e Minas Gerais (29). Também houve participação de representantes do Pará, Goiás, Tocantis, Ceará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Pernambuco.

É possível assegurar a privacidade na Internet?
A pergunta norteou muitas palestras e oficinas da 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre e foi o destaque dos quatro dias de evento. A recente aprovação do Marco Civil da Internet rendeu muitos debates sobre o futuro do tema no país. Uma certeza rondou as conversas ao longo dos dias: o Brasil está fazendo história com a nova regulação.
Enquanto a maioria dos países está aprovando leis que criminalizam a prática cotidiana das pessoas na Internet, leis que inclusive querem aumentar o controle e o bloqueio da Internet, o Brasil foi numa outra direção. Aprovou uma lei para garantir a liberdade de uso e a liberdade de expressão e de criação. O coração dessa lei é a defesa da neutralidade da rede - destacou o professor da Universidade Federal e ativista do Marco Civil na Internet, Sérgio Amadeu.

Educação foi destaque no FISL
Um dos destaques do FISL15 foi um local dedicado aos apaixonados pelas tecnologias da robótica. De acordo com o coordenador do Espaço Robótica, Eloir J. Rockenbach, o evento deste ano atendeu às expectativas do grande público e a perspectiva é que o estande aumente para as próximas edições.
O Espaço da Robótica desse ano foi fantástico. Atendemos a expectativa do público e observamos que o local estava sempre com lotação máxima e me deixa muito alegre. Dá uma sensação de alívio e de missão cumprida. Para 2015, queremos que esse espaço siga trazendo novas metodologias e trabalhando a robótica livre - ressaltou Eloir J. Rockenbach.
Integrando educação e software livre, o Espaço Paulo Freire apresentou muita procura por professores que, desde o ensino fundamental até a faculdade, querem levar inovações do FISL para as salas de aula. Segundo a coordenadora do Espaço Paulo Freire, Cllarica Lima, os professores demonstraram o desejo e a necessidade de participar do movimento software livre.
O espaço sempre foi muito bem sucedido no FISL, mas esse ano foi uma explosão muito boa. Houve momentos em que precisamos abrir um estande extra para que mais pessoas pudessem acompanhar as palestras. Esse ano nós tivemos transmissão pela rádio, pois a demanda foi muito intensa. Eu explico o sucesso pelo fato de ser um espaço elaborado por professores para outros professores - garantiu Cllarica Lima.

Papa do Linux esteve entre nós
Uma das maiores autoridades mundiais em Software Livre, Jon "Maddog" Hall, que palestrou no evento destacou a importância para os jovens da implantação da política de códigos abertos na internet.
Existem muitos estudantes aqui presentes e eles, por exemplo, adorariam estar trabalhando desenvolvendo melhorias em um software. O avanço do software livre na comparação com o software proprietário é esse, porque eles conseguem ver um código-fonte, arrumar, trabalhar e encontrar, assim como experts no assunto, oferecer novas possibilidades. Quando se tem um problema num programa de grandes empresas, por exemplo, eles jamais conseguirão fazer algo - disse.
O palestrante ilustrou uma curiosa situação bem humorada vivida em um dos grandes eventos internacionais perguntando: Quantos de vocês já tiveram algum problema com software proprietário?
De 4 mil pessoas que estavam presentes 3.999 levantaram a mão dizendo sim. O único que não levantou a mão estava dormindo - disse.

Interatividade presente no FISL
Uma das novidades desse ano no FISL foi a plataforma Tela Social - uma solução em sinalização digital, totalmente desenvolvida em software livre As tradicionais programações impressas foram totalmente substituídas pela tecnologia, que, além de ser ambientalmente correta, ainda possibilita uma comunicação mais interativa e criativa com os participantes do evento.
A Tela Social é utilizada pelo Fisl desde 2011 e, nesta edição, está ainda mais dinâmica e interativa. São cinco TVs que exibiram a grade de palestras, sendo que três delas ainda contam com a integração das redes sociais Twitter e Instagram. Todas as fotos e mensagens postadas nas duas redes, com a hastag "fisl15", são automaticamente exibidas nas telas, despertando o interesse em colaborar com o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário