Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Livro, vídeo e mais: veja como fazer do TCC uma oportunidade


Terra - 19/12/2014

Para alguns estudantes, o trabalho de conclusão de curso - o temido TCC - se anuncia como um pesadelo. Mas que tal, em vez de passar a faculdade sofrendo por antecipação, tentar transformar seu projeto em uma oportunidade?

Fernando Ventura estudava arte e mídia na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba. Como muitos alunos vêm fazendo, ele decidiu usar seu último trabalho da faculdade para abrir portas para o mercado depois da formatura.

Para ele, o sucesso veio antes mesmo da apresentação para a banca de avaliação. O trabalho proposto foi a produção de um EP, um videoclipe e um pocket show. Só no primeiro dia após o clipe “Miss me” ser colocado no Youtube, foram 30 mil visualizações. Quando chegou o momento de a universidade avaliar o seu trabalho, o artista já era notícia em vários portais e revistas especializadas, além de ter conquistado um contrato de distribuição.

Hoje, o vídeo já conta com mais de 320 mil exibições. “Depois da faculdade, convidei músicos para montar um projeto que pudesse sair em turnê. A Grandphone Vancouver surgiu da minha concepção como artista, toda a repercussão foi um excelente portfólio para que eu pudesse somar pessoas neste contexto”, conta Ventura. Dois anos depois, a banda já lançou novos clipes e segue viajando pelo Brasil.

Para a coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Denise Paiero, o graduando precisa saber aproveitar a chance. `O TCC deve representar a trajetória do aluno. Fazer só para passar é jogar fora uma grande oportunidade`, acredita. A professora destaca que o trabalho demonstra as capacidades do novo profissional e funciona como um cartão de visitas.

Denise aconselha que o estudante pense o projeto de forma estratégica, direcionado para a área que pretende seguir e que lhe dá prazer. `Começa pela escolha. É preciso pensar em como colher os frutos. Se o estudante que abrir uma empresa, precisa pensar no produto, no público`, avalia. Ela lembra de um grupo de alunas que abriu uma agência de comunicação a partir de um TCC. O negócio começou com uma revista criada para concluir a graduação, uma companhia aérea gostou do trabalho e contratou as formandas.

Assim como pode ser uma oportunidade para o estudante se apresentar ao mercado, o trabalho de conclusão também abre portas para uma carreira acadêmica. Wagner de Alencar fez seu trabalho em conjunto com a colega Bruna Belazi, orientados por Denise. Partindo da realidade de Alencar, que havia morado em Paraisópolis, em São Paulo, escreveram um livro-reportagem, Cidade do Paraíso. A decisão de escrever sobre uma das maiores favelas da região foi tomada em 2009, durante a ocupação feita pela Polícia Militar. O estudante queria mostrar um lado do bairro que normalmente não é apresentado. “A favela é tida como o algoz da sociedade. É muito mais que isso, tem um lado que não é conhecido”, diz. Em 2011, o trabalho de conclusão de curso foi a oportunidade para realizarem o projeto.

O livro foi publicado e rendeu frutos aos jornalistas. Além de prêmios, eles têm participado de eventos e palestras, no Brasil e no exterior. Em 2014, Alencar apresentou o trabalho na Feira do Livro de Buenos Aires, na Argentina. Se o livro abriu as portas do mercado para o jornalista, também auxiliou o jovem na criação do projeto de mestrado, e ele reconhece a importância do TCC para a sua carreira. `Se eu não tivesse levado o trabalho a sério, hoje não estaria colhendo frutos`, afirma.


Em algumas faculdades o último trabalho precisa ser, necessariamente, uma monografia. O professor Luiz Araújo, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, acredita que o estímulo da faculdade é essencial. `Em instituições que incentivam a pesquisa, o TCC é a entrada para uma pesquisa melhor, pode ser o início de um projeto de mestrado. Mas é preciso existir o estímulo. Em alguns lugares não exite o incentivo e o trabalho acaba não tendo continuidade.`

Mesmo para quem não quer fazer mestrado a monografia pode ser utilizada. Araújo acredita que o trabalho pode também ser o início de uma especialização de um tema que interesse o futuro profissional. Para divulgar o trabalho e dar continuidade à pesquisa, uma boa alternativa apontada pelo professor é escrever artigos a partir do trabalho e publicar em revistas científicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário