Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Professor cria APP para incentivar leitura e escrita

Agrosoft Brasil - 19/01/2015

As inovações fazem parte do projeto "O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem", iniciado há quatro anos com alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, no município mineiro de Leopoldina (MG).

Em agosto do ano passado - até então, era usado apenas o telefone celular -, o professor criou o aplicativo Acrópole APP para facilitar o acesso dos alunos aos textos e conteúdos por ele postados no blogue.

Funcionamento

O Acrópole APP permite a postagem de textos de diversos gêneros, com notícias, mapas e pinturas. "Todo tipo de documento que sirva como fonte histórica de leitura e pesquisa em nossas aulas", ressalta o professor. As novidades tornaram as aulas mais atrativas.

Os estudantes passaram a ler mais e a registrar reflexões sobre os textos. "Muitas dessas reflexões são postadas no blogue e tornam os alunos produtores do conhecimento, na medida em que se posicionam e têm seus trabalhos publicados", explica Rodolfo.

Segundo ele, o projeto atende diretamente cerca de 90 estudantes, mas todos os alunos podem baixar o aplicativo e usá-lo em sala de aula.

Resultados

De acordo com o professor, o blogue tem apresentado resultados expressivos, quantitativa e qualitativamente. O trabalho deve ser intensificado este ano, a partir das propostas de manter o blogue atualizado com postagens de qualidade e de aumentar a participação dos alunos nas atividades de manutenção.

"Vamos dar continuidade à metodologia aplicada, mesclando aulas tradicionais com o uso das tecnologias da informação no ensino-aprendizagem", ressalta.

Premiação

O projeto foi um dos finalistas da sétima edição do Prêmio Vivaleitura, na categoria 2, destinada a escolas públicas e particulares, o que deixou o professor orgulhoso. "Ficar entre os finalistas significa um reconhecimento, a coroação de um ano de trabalho muito feliz e produtivo", afirma.

Ele revela que pretende dar prioridade ao desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para formar alunos leitores, reflexivos e capazes de exercer a cidadania em uma sociedade democrática e plural. "Terei de fortalecer os planos de aula para que os alunos tenham objetivos e metas claras e exequíveis", diz.

Graduado em história, com pós-graduado em ciências humanas, Rodolfo cursa especialização em cultura e história indígena na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Prêmio

O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MC) e da Educação (MEC), coordenada pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). Pretende estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

São premiados trabalhos nas seguintes categorias: "Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias"; "Escolas Públicas e Privadas"; "Promotor de leitura (pessoa física) e "ONGs, universidades/faculdades e instituições sociais".

(FONTE: Portal Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário