Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 18 de março de 2015

Programa de Leitura 2015

Desenvolvendo o hábito e o prazer da leitura

Objetivos:

Retomar o hábito e o prazer da leitura a fim de que seja possibilitada ao aluno uma leitura crítica do mundo.

Diminuir a distância entre a disciplina Literatura Brasileira e o aluno, fazendo com que ao invés de só o professor apresentar a disciplina para os alunos, os próprios alunos das segundas séries do ensino médio utilizem os “Blogs” como ferramentas para melhorar sua aprendizagem, bem como sejam sujeitos atuantes na criação e divulgação de novas modalidades de instrumentos para a concretização da aprendizagem.

Dominar o uso e técnica do microfone a fim de torná-lo um forte aliado que otimiza os potenciais de comunicação na apresentação de leituras realizadas.

Buscar através do desenvolvimento do hábito da leitura e da utilização de mídias da qual grande parte dos alunos possui domínio, torná-los agentes participantes do processo criativo de novos instrumentos de aprendizagem.

Preparar os alunos através da leitura e demais trabalhos realizados para as práticas diárias onde possam participar ativamente dos contextos que os cercam, tornando-se sujeito, construindo e transformando o mundo e as relações, fazendo a cultura e a história.

Metodologia:

As turmas são divididas em três grandes grupos para apresentação dos livros lidos em cada trimestre. O primeiro grupo apresentará o livro de forma escrita, o segundo de forma oral utilizando o microfone e o terceiro postando no Blog Leitura 100: http://leitura100.blogspot.com. Estas apresentações vão se alternando durante os trimestres de forma que todos os alunos utilizem as três formas de apresentação, ampliando o número de obras lidas.

Os alunos devem ler no mínimo seis livros durante o ano letivo, um no primeiro trimestre, dois no segundo e três no terceiro trimestre.

O programa  de leitura com  o embasamento teórico foi apresentado hoje,  para as turmas 201, 202, 203 e 204. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário