Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Sucesso entre adolescentes, escritoras lançam livro em BH

28/08/2015

'É uma honra escrever um livro com quem te inspirou', disse Bruna Vieira.
Thalita Rebouças, Paula Pimenta e Babi Dewet falam sobre coletânea.

Raquel Freitas *Do G1 MG

Leitores lotaram livraria de BH para conhecer as escritoras. (Foto: Thaís Leocádio/G1)



















Sucesso entre adolescentes, Bruna Vieira, Paula Pimenta, Babi Dewet e Thalita Rebouças lançaram o livro “Um ano inesquecível” em Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (28). Leitores lotaram a livraria de um shopping na Região Noroeste da capital para pegar autógrafos e conhecer as escritoras. Em entrevista ao G1, as quatro mulheres falaram sobre carreira, fãs, amores e adolescência.

O livro, publicado pela editora Gutenberg, é composto por quatro contos inspirados nas estações do ano. As histórias são independentes. Paula Pimenta traz uma viagem de inverno, enquanto Thalita Rebouças apresenta um amor de Carnaval, no verão. A primavera florida de Bruna Vieira contrasta com a fase de pressão pelo vestibular vivida por sua personagem. “O outono sobrou pra mim!”, brincou Babi Dewet, “mas por sorte é minha estação preferida”, emendou.
Mineira Paula Pimenta durante o lançamento de Um ano inesquecível (Foto: Thaís Leocádio/G1)Mineira Paula Pimenta no lançamento de 'Um ano
inesquecível' (Foto: Thaís Leocádio/G1)
Duas das autoras são mineiras. Paula Pimenta, 41, nasceu em Belo Horizonte, é formada em publicidade e possui mais de 17 livros lançados, incluindo romances, poesias e participações em coletâneas. Ela ficou conhecida pela série “Fazendo meu filme”. “Eu me vi como escritora quando eu lancei o primeiro livro da série, quando pus o ponto final e percebi que eu não mudaria nada nele”, contou Paula.Já Bruna Vieira, 21, nasceu em Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais, mas atualmente vive em São Paulo. Ela é responsável pelo blog Depois dos Quinze e atualiza também um canal no Youtube. “Meu hobbie virou meu trabalho”, explicou a blogueira. Bruna, além de “Um ano inesquecível”, já publicou outros quatro livros e procura, nos textos, passar aos leitores mensagens de aceitação do corpo e autoestima. “Sempre recebo comentários do tipo ‘Gorda, essa roupa você não pode usar’. Por causa disso, fiz um desabafo e o texto repercutiu bastante. Foi importante para mim e para quem passa por isso”, disse Bruna.

Bruna Vieira, Thalita Rebouças e Babi Dewet no lançamento de 'Um ano inesquecível', em BH. (Foto: Thaís Leocádio/G1)Bruna Vieira, Thalita Rebouças e Babi Dewet.
(Foto: Thaís Leocádio/G1)
Thalita Rebouças, 40, é uma jornalista do Rio de Janeiro e já vendeu mais de um milhão de livros. Com 20 títulos publicados, a escritora tem um estilo divertido e retrata em suas histórias questões típicas da adolescência. Em seu último lançamento, “Fala sério, irmão!/Fala sério, irmã!”, ela aproveitou ideias vindas de leitores. “Mais de quatro mil pessoas me deram dicas porque sou filha única”, contou.Outra carioca do grupo, Babi Dewet, 28, é formada em cinema e começou a carreira de escritora publicando fanfics na internet. Ela é professora, apresentadora de eventos KPop e autora da trilogia “Sábado à noite”, publicada de maneira independente. “Eu sou a autora mais ‘novata’ entre elas, o meu trabalho é o menos conhecido e, para mim, estar com as três é muito legal, um aprendizado muito grande”, disse Babi sobre “Um ano inesquecível”.

A internet possui um papel fundamental na aproximação das escritoras com os leitores. “Quando eu comecei, a internet não era tão forte, não tinha nem Orkut. Agora é muito legal, a resposta é imediata”, disse Thalita Rebouças. “Esse contato direto é bem interessante, além do carinho físico, é claro”, comentou Paula Pimenta.
Viajar com elas está sendo como voltar à adolescência"
Thalita Rebouças


A turnê de lançamento do livro já passou por cidades como Araxá (MG), Salvador (BA) e Recife (PE). Neste sábado, o livro é lançado em Brasília (DF). Elas contaram que são muito diferentes, mas que estão gostando de viajar juntas. “A Thalita é uma personalidade extra, ela segura minha mão e fala que o avião não vai cair se ela estiver lá”, contou Babi, que tem medo de avião. “Viajar com elas está sendo como voltar à adolescência, dividindo quarto e fofocando até tarde”, definiu Thalita.Bruna Vieira disse que, quando ainda morava no interior de Minas, lia todos os livros de Thalita Rebouças. “Ela é exatamente igual a gente vê na TV. É uma honra escrever um livro com quem te inspirou”, comentou a blogueira. Elas aproveitam o tempo juntas para trocar experiências. “A Paula comentou que escreve o livro começando pelo final, achei super curioso”, acrescentou Bruna.

Thalita Rebouças abraçando fã. (Foto: Thaís Leocádio/G1)Thalita Rebouças abraçando fã.
(Foto: Thaís Leocádio/G1)
De acordo com a organização do evento, 500 senhas foram distribuídas, mas o público estimado era maior, devido aos responsáveis que acompanhavam os adolescentes. As irmãs Juliana Carreri, 14, e Daniela Carreri, 11, ficaram quase três horas na fila para conseguir os autógrafos. “Elas estão animadas e os pais tem que estar também, né?”, disse Sandra Carreri, mãe das meninas.As escritoras apresentaram conselhos que dariam a suas versões adolescentes. “Eu diria para a Babi adolescente que a parte mais importante é confiar em você mesmo”, comentou a escritora. “Eu diria para não sofrer com amores plantônicos. Para ela cuidar mais da autoestima porque aí os amores reais se aproximam”, respondeu Paula Pimenta.“Não liga tanto para a opinião dos outros porque elas não têm a menor importância!”, destacou Thalita Rebouças. Para Bruna Vieira, o conselho seria: “Aproveite porque passa muito rápido”.


* Colaborou para esta reportagem Thaís Leocádio

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário