Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

EXTRA! EXTRA! PROCURA-SE O ESPÍRITO DO NATAL: URGENTE!

Publicado em Sociedade por Cátia Rodrigues

Recompensa-se com Alegria, Amor e Paz no coração!



2015 não foi um dos melhores anos para o Planeta. Conflitos políticos, crise econômica, terrorismo exacerbado, desrespeito à vida e à natureza, tragédias naturais. As constelações astrais não devem ter sido favoráveis para o Planeta Terra. Mas o mundo continua girando, a vida vai se reinventando e a gente... bem, a gente vai suportando, se virando como dá. Mas não é porque o ano foi terrível que a gente esquece o sentido das coisas e da vida. Até parece que o Grinch tá solto esse ano! Poucas luzes na cidade, pouco enfeite nas casas, pouca generosidade nos corações. Até aquelas musiquinhas de natal deram lugar ao Funk Batidão nas lojas populares de rua. Apesar da crise, parece que o Natal se reduziu este ano ao consumismo vazio de significado e de sentimentos, restando apenas as aparências – quando restaram. Cheguei a ver um pretenso Papai Noel flertando com a mãe de uma criança, sem barba branca e menos ainda cara de bom velhinho.

Se todo mundo ama o Natal na infância, se esperávamos ansiosos pelo velhinho arquétipo de bondade e fartura, o que acontece na vida adulta que reduzimos a data a consumir desenfreadamente, seja comida, bebida ou bens de consumo fúteis e inúteis? A meu ver, esvaziamos o sentido e o significado do Natal. Deixamos de celebrar seus valores e de viver sua espiritualidade (independente de religiosidade). Passamos a concentrar mais energia no presente e em seus papéis de embrulho, e esquecemos a presença das relações humanas. Trocamos o conteúdo pelo contorno vazio.

Antes do Cristianismo, a data já comemorada pelos berços das culturas ocidentais, Grécia e Roma, celebrava o Solstício de Inverno no hemisfério norte, o início do inverno ali. Tempo de fechamento, de revisão, de gratidão pelos frutos colhidos na produção daquele ciclo que se encerrava. E, por isso, banqueteavam, celebravam a igualdade, confraternizavam. Saturnália era o nome da festa, muito popular no Império Romano no século IV, quando o Cristianismo torna-se a religião oficial do Império. Pouco a pouco, a data do nascimento da figura central do Cristianismo, Jesus, comemorada até então em 6 de Janeiro, acaba sendo conjugada com 25 de Dezembro, já tradicional na cultura Romana. E somam-se os sentidos espirituais à data: se, por um lado se tem gratidão pelo ano, por outro celebra-se o nascimento da esperança e do amor salvador da humanidade.

A meu ver, independente das verdades bíblicas ou históricas, é imperativo que 17 séculos de celebração natalina no ocidente consolida a data, por bem e tradição, como uma reavaliação da vida, dos nossos relacionamentos e atitudes, como tempo de perdão, reconciliação, alegria, amor e paz para as pessoas, para os povos, e para as crianças. O que me assusta é como que em tão pouco tempo, entre o século XX e XXI, a data se tornou tão vazia, tão cheia de exageros alimentares e alcóolicos, competitiva e meramente consumista, onde o amor é caricaturizado com o clichê de meias de presente.

Seja quem for sua família, numa casa cheia de tias de seios e quadris fartos falando alto ou apenas com dois gatos que se aninham em seus pés, seja um grupo de amigos que formam uma liga estrangeira num lugar inóspito do mundo, ou seu amorzinho ao seu lado numa mesa com luz de velas, você pode recuperar o sentido dessa data. Não é preciso comprar presentes; é preciso estar presente. Ninguém se importa se você vai dar meias, mas se seus abraços podem ser sinceros e vibrarem energia calorosa. A gente não é suprassumo nem unanimidade para perder a paciência com aquelas mesmas perguntas indiscretas da avó ou as piadas manjadas do tio; dá pra rir, ser legal de verdade com eles. Afinal, amar é também acolher as diferenças. Dá pra encher o coração ao ver as crianças esperando o Velho Imaginário que as conhece todas. Mas, se não tiver crianças, dá pra praticar a generosidade com a prima invejosa, e nem contar que você emagreceu 5 quilos esse ano. Ou, só por esta data, sorrir pra cunhada e pro cunhado sem esperar que ele e ela possam ser legais (vendo por outro ângulo, você é a cunhada/o chato).

Esse é o Espírito de Natal, foragido por força do consumismo, excluído por força do nosso secularismo. Se você procurar com atenção, capaz de encontra-lo aí, nos galhos da árvore de Natal, entre as rabanadas que a avó fez, naquelas tradições bobinhas que repetimos todo ano. E, garanto, pra quem encontrar tem recompensa: livrar-se do cinismo e da amargura por um momento de ingenuidade e pureza, com alegria, paz e amor no coração.


CÁTIA RODRIGUES
Psicóloga, Professora Universitária, Pesquisadora da Essência Humana. Paradoxal desde o início, acredita que viver é sempre buscar ampliar horizontes.


© obvious: http://obviousmag.org/paradoxus/2015/extra-extra-procura-se-o-espirito-do-natal-urgente.html#ixzz3vSvtML3Z
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Um comentário:

  1. Que natal é esse?

    Nasci no final do século XX (1984), num período muito difícil para o Brasil, vivíamos incertezas no campo político, a economia passava por uma estagnação histórica e éramos conduzidos por uma Constituição pouco engajada. Venho da chamada “Década Perdida”. Mas lá estava eu, recém-chegado a esse mundo tão curioso (o termo mais brando por definição). Minha família me fez acreditar em muitas parlendas, todos são católicos e, como consequência, aprendi desde cedo os preceitos essenciais do catolicismo. Sempre comemorei o Natal, era aquela ansiedade por esperar o dia 25 de dezembro, muito mais pelos presentes (brinquedos, é claro), nem lembro o que eu devo ter comido naqueles anos. Eu fazia uma associação inocente, para mim o natal distava apenas uma semana do Dia das Crianças. Lembro-me bem das câmeras fotográficas Fuji, com seus rolos de trinta e seis poses. Não tínhamos muita opção tecnológica, as fotos tiradas ali só podiam ser vistas dias depois, ou seja, o imaginário mais apropriado era conservar vivamente o presente. Outro devaneio que permeava o meu mundo: Papai Noel teria que bater à porta da minha casa, afinal, não tínhamos chaminé e as portas eram todas trancadas, a não ser que alguém da família ficasse acordado para recebê-lo. Bons tempos aqueles! Hoje em dia, o prazer do Natal vem da ansiedade pelo recesso no trabalho, pelo giro desenfreado nos shoppings e a volúpia consumista que move os grandes centros de comércio. O Natal do século XXI começa em outubro (ou antes), as lojas usam todo o seu poderio de marketing para alavancar as vendas, minar o 13º salário das pessoas de uma só vez. A desigualdade do país promove um natal farto para alguns e miserável para outros, além do mais, por que as pessoas se solidarizam mais apenas nessa data? A solidariedade não deveria ser um traço permanente no ser humano? Esse é o natal da tecnologia? Pessoas grudadas em aparelhos eletrônicos de última geração, segurando-os com uma mão e com a outra cumprimentando seus entes queridos? Não sei, algo está fora do lugar, não foi o futuro que imaginei, o calor humano substituído pela bateria carregada do smartphone...é uma troca justa?

    ResponderExcluir