Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Paródias da Canção do Exílio

Paródias da Turma 204

Os estudantes foram desafiados a escreverem paródias da Canção do Exílio de Gonçalves Dias. A cada dia divulgaremos os resultados de cada turma.

Minha terra tem parreiras
Onde cantam as corruíras
O vinho que tomo aqui
Não é mesmo que tomo lá.

Nossos céus têm mais estrelas
Nossas várzeas têm mais vidas
Nós bosque que tem aqui
Não encontro corruíras

Em matear, solito à noite
Mais saudades senti de lá
Minha terra tem parreiras
Que saudade que me dá

Não permita Deus que eu morra
Sem que antes eu volte a domar
Sem que desfrute dos valores
Que só encontro eu lá
Sem que eu sinta o prazer
De laçar e de domar.

Henrique, Juliana, Jaine, Hilta, Dienifer, Amanda


Minha terra tem churrasco
Onde canta o quero-quero
E as aves que lá sobrevoam
Não dão rasantes como aqui

Nosso céu é mais azul
Nossos pampas tem mais vida
Onde galopam os cavalos
Nossa terra mais tradição

Em matear solito ao amanhecer
Mais prazer encontro aqui
Minha terra tem planícies
Onde canta o quero-quero

Minha terra tem tradições
Que tais não encontro lá
Mais prazer encontro aqui
Minha terra tem churrasco
Onde canta o quero-quero

Não permita patrão velho
Que eu saia daqui
Sem o regalo da minha prenda
Que eu amei desde guri

Amanda B, Caroline, Hellen, Marcelo, Thuanny


Paródia Canção do Exílio


Minha terra tem políticos
Políticos que andem a roubar
A gente aqui sofrer
Fazer o que?
O povo ainda não quis acordar

A gente reclame de tanta corrupção
Mas os governantes que colocou foi o povão
O imposto muito cobrado
E o dinheiro muito roubado

As obras nunca vão para a frente
As escolas abandonadas
A violência que só cresce
E nosso salário onde está??

O Brasil precisa se recuperar
Já não tem como esperar
Todos já mostraram
Que os brasileiros sabem reivindicar

Ariane, Gabriele, Gian, Jordan, Marcela


No meu jardim tem muitas flores
Onde vive o beija flor
As borboletas que aqui voam
Tem mais esplendor

Na minha Rua tem mais sol
Nossos rios têm mais peixes
Nas nossas terás tem mais fartura
Onde vivemos sem frescura

Ao olhar as estrelas
Mais sossego tenho lá
Aqui tem tradições
De gaucho trovador

Minha cidade tem mais amores
Tão lindas como flores
Aqui somos gaúchos
De amor a tradição

Somos muito unidos
Como se não houvesse amanhã
Temos muito orgulho
Da nossa grande tradição

Luis Eduardo, Elpidio, Júnior, Pedro Felipe e Gustavo



Minha Terra
Minha terra tem flores
Onde acalmo o minhas dores
As borboletas que aqui pulsam
Trazem mais encanto

Nosso céu tem mais nuvens
Onde o sol brilha forte
Onde encontro minha paz
E renova minha sorte

Se um dia eu for embora
Nunca esquecerei a calmaria
E o quero-quero que aqui vivia
E alegrava os meus dias

Vitor, Vitório, Tatiana, Alex, Rafael, Pamela



Em Minha Terra
Em minha terra os campos são mais vastos
A modernidade é complicada,
Mas vez ou outra é aceita
A calmaria é cotidiana,
Mas a fofoca é quase soberana.

A disputa pelo poder é acirrada,
Mas cuidar do povo é obra não terminada.
Em minha terra máscaras são usadas,
E assim, família passa a ser sagrada.

Em minha terra os pássaros
são os despertadores oficiais
E os bugios, os encantos naturais
Em minha terra, chimarrão é hospitaleiro
E os costumes tradicionais vivem
Para marcar a cultura que se faz.

Em minha terra as pessoas creem se conhecer,
Às vezes por olhar, já saber como julgar.
Em minha terra, as coisas simples se tornam complicadas
Mas ainda assim, é uma terra amada.

Valéria, Seidel, Gabriella, Richard, Kelvin, Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário