Leia sempre, a leitura transforma.

Leia sempre, a leitura transforma.



quarta-feira, 20 de julho de 2016

Sua memória em um palácio!

O Palácio da Memória é uma técnica milenar de memorização, infelizmente ignorada dentro do lugar onde ela seria mais útil: as escolas!!

Ela pode ser usada para memorizar listas de palavras ou conceitos de qualquer tamanho, em ordem e até de trás para frente!

A técnica do Palácio da Memória – também conhecida como método de loci, (lugar, em latim) – era usada pelos grandes oradores da antiguidade para fazer discursos de cabeça, sem nenhum tipo de apoio. Afinal, eles não tinham retroprojetores ou o Power Point para facilitar a vida… Aliás, nem mesmo papel para fazer uma “colinha básica” eles tinham…

Veja a técnica funcionando na prática, assistindo a vídeo-aula a segui
r:
 

Palácio da Memória: como fazer o seu

Agora que você assistiu o vídeo, segue um resumo para você aplicar o Palácio da Memória nos seus estudos:
 

1) Escolha um lugar bem conhecido

Exemplos de lugares que se usa para se criar o seu Palácio da Memória são a sua casa, o campus da faculdade ou o seu local de trabalho. Valem lugares abertos ou fechados. O importante é conhecer bem o lugar e ter um número de detalhes compatível com o número de itens que você tem para memorizar.


2) Memorize o seu palácio
Escolha um lugar para começar. Deve ser uma extremidade do local. A porta da frente da casa ou o portão de entrada da escola, por exemplo. Percorra mentalmente o palácio duas a três vezes, sempre na mesma ordem, até você memorizar todo o trajeto. Cada lugar que você marcar no caminho é chamado de “estação” do palácio. No exemplo do vídeo, a lixeira é a primeira estação, o vaso da frente é a segunda, e assim por diante. 


3) Escolha as palavras ou conceitos que você precisa memorizar

O número de palavras ou conceitos deve ser menor ou igual ao número de estações do seu palácio. 


4) Associe os conceitos às estações do palácio

Agora é hora de você associar cada conceito a uma estação. No vídeo, a rosquinha está na lixeira, a caneta no vaso da frente, etc…

E aqui vem o segredo para a memorização funcionar feito mágica:

Você deve ter uma imagem bem nítida representando cada conceito. Mesmo que seja um conceito abstrato, crie uma imagem concreta para representá-lo. Por exemplo, a palavra “lei” pode ser representado pelo martelinho do juiz.

DICA EXTRA: Adicione humor, ação ou exagero nas imagens, pois assim elas ficam ainda mais fáceis de memorizar. O martelo do juiz pode ser gigante, tão grande que o juiz não consegue levantá-lo. Imagine a cena!!
5) Revise mentalmente trajeto com as imagens associadas
Você deve fazer isso algumas vezes, até que o trajeto esteja totalmente memorizado. Geralmente, eu repasso o palácio em torno de 3 vezes no primeiro dia, e depois coloco numa sequência de repetição espaçada: dia seguinte, uma semana depois, 15 dias depois, e por aí vai, até não conseguir mais esquecer
.

Fonte: Mais Aprendizagem

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário